
A abordagem utilizada para os trabalhos de grupo tem como referência o psicodrama. Isso significa que o aporte teórico fundado por Jacob Levy Moreno, trabalha em seu corpo técnico, com as questões referentes às relações sociais e, ao mesmo tempo, com a arte. Ou seja, o método estuda as experiências existenciais através da ação na relação do homem com o mundo, enquanto um ser bio-psico-social e cósmico.
Quanto ao desenvolvimento e a proposta de grupos psicodramáticos, podemos considerá-los como um espaço que privilegia o encontro entre pessoas, dispostas a compartilharem uma parte de suas realidades internas, a fim de buscar sua expressão no drama coletivo, num movimento “de dentro para fora”, como uma experiência que transforma a experiência subjetiva de cada um. Essa dinâmica é protagonizada por um integrante do grupo, onde será trabalhado um conflito, um sintoma, uma situação de dificuldade que nasce da particularidade de cada integrante do grupo.
O trabalho em psicoterapia psicodramática visa nesse contexto, auxiliar as relações interpessoais e os conflitos psíquicos existentes na vida como um todo. Por isso, parte do encontro entre pessoas como agentes da própria mudança interior, que ao ser compartilhada com outros, tornar-se um método interativo, capaz de oferecer alívio terapêutico conjuntamente.
Duração da sessão: 90 min. (1h30m).
Modalidade: grupal.
Frequência: semanal.
Público-alvo: jovens, adultos e idosos.
Tipo: online e presencial.
Plataforma digital: Zoom.